sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Características do Pré-Modernismo

O Pré-Modernismo acontece anos antes da Semana da Arte Moderna, em 1922, e é o período de transição entre as tendências do final do Simbolismo ou Parnasianismo, século XIX, e o Modernismo.
Os principais escritores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos.
 
    
Com a mentalidade pós-republicanal positivista e liberal, a burguesia industrial e tinha produção e exportação de leite e café.
     
O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo e Naturalismo para o Modernismo. A maioria de seus membros não se enquadra como Modernistas por não terem sobrevivido o suficiente para participar do movimento. 
     Apesar de alguns conservadorismos, são obras inovadoras, apresentando uma ruptura com o passado, com o academismo, a linguagem de Augusto dos Anjos, ponteadas de palavras "não poéticas" como cuspe, vômito, escarro, vermes, era uma afronta à poesia parnasiana ainda em vigor, a denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado de Romantismo e Parnasianismo, o Brasil não oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário